Madureira Candelária Pratica Coronelismo em Pleno Século XXI

           A empresa Madureira Candelária é detentora da única linha de ônibus que realiza o transporte para o Centro da Cidade, no Bairro de Vista Alegre. A linha 349, oferece a opção rápido (que trafega pela faixa seletiva da Avenida Brasil) e parador, que corta bairros como Cordovil, Penha, Ramos e Bonsucesso, esta aliás é a que eu utilizo (ou tento) todas as manhãs.

            Há algum tempo atrás, a mesma empresa mantinha linhas como 343 e 344, que cortavam o bairro em direção ao Centro. Uma outra empresa também era responsável pelo 336, porém, os ônibus foram ficando cada vez mais escassos, até que desativaram por completo o transporte. Por conta de reclamações, a Madureira Candelária reativou o 343, que faz ponto em Cordovil, até um certo horário de manhã. Acontece, que para pegá-lo, o morador de Vista Alegre precisa andar uma distância significativa e, além disso, para quem trabalha depois daquele certo horário onde a linha sazonal não funciona, fica mesmo a mercê da única linha 349.

            No início do ano, o dito ônibus parador, mantinha os horários de 7h, 7h10, 7h20 e 7h30. No mês passado, passamos a contar apenas com o primeiro e o último horário. E, nesta semana temos sido surpreendidos com os ônibus que passam de hora em hora. Quem perde o primeiro “pau-de-arara”, ou anda quilômetros para conseguir condução em outro bairro ou liga para empresa dizendo que vai chegar muito mais tarde (que chefe agüenta isso todo santo dia?).

            Claro que os que preferem esperar, são seres humanos especiais, daqueles que conseguem atingir o estado gasoso ou líquido. E isso não é brincadeira.  Basta ver a quantidade de “bóias-frias” que cabem dentro do ônibus. Nem fazendo contorcionismos pode-se explicar como tantos corpos podem ocupar o mesmo lugar no espaço: Um desafio a Física.

 

            Reuniões com a Vereadora Local

           

            Na região, a vereadora Rosa Fernandes é conhecida pela atenção que dá a população local. Verdade seja dita, vira e mexe ela faz reuniões públicas no bairro. É figurinha conhecida no bairro, do tipo que freqüenta mesmo as padarias dos “senhores Manéis”(não à toa foi a vereadora mais votada do Brasil, assumindo seu quarto mandato).

           Mas que outra verdade também seja dita, a personalidade do subúrbio é filha do (já falecido) Deputado Estadual Pedro Fernandes e, por isso, acredito que nunca tenha dependido de transporte púbico ou ganho vale transporte em sua vida. Existe ainda uma outra hipótese: o povo não saber reclamar seus direitos de forma clara.

            A questão é que, em uma dessas reuniões públicas, mencionaram o caos do transporte para o Centro do Rio e prontamente, a vereadora implantou o ponto de Vans, na esquina da Rua Ponta Porá. Uma maravilha! Porém, o dito transporte alternativo não faz o caminho do “parador”, não recebe o Rio Card (aliás, como todo transporte alternativo) e, não funciona para quem recebe R$4,20 da empresa para cumprir o seu trajeto.

            Me parece que o papel da Vereadora é, propor leis e fiscalizar as atividades da Prefeitura. Se os ônibus municipais são de responsabilidade do prefeito e não funcionam, seria mais cabível reclamar junto a associada Rio-ônibus e fazer o transporte circular do que implantar ponto de Vans. Mas, para isso, mais do que ser presente tem que pensar como povo.

 

            Madureira Candelária

            A garagem fica na Rua Citéria, em Irajá. A desculpa que se dá na empresa é falta de ônibus, mas quem fica esperando por uma hora o ônibus “349-parador”, no ponto entre a Rua Ponta Porá e Florânea, em Vista Alegre vê bem a distribuição dos carros que dobram a Avenida Brás de Pina para tomar seu itinerário. A quantidade de ônibus destinados as linha 298 (Castelo-Acari) e 355 (Vila Kosmos-Tiradentes) é infinitamente maior.

            Sem contar que, hoje de manhã por exemplo, entre 7h e 8h, quando finalmente consegui embarcar, passaram três ônibus para o itinerário “349 rápido”. Por experiências anteriores, já dá para imaginar que de escasso a linha passará a inexistente em pouco tempo.

 

             Bilhete Único

 

            Promessa de campanha de Eduardo Paes, o bilhete único permite ao usuário pegar mais de uma condução pagando só uma tarifa dentro de um período pré-determinado. Desde já, espero que pelo menos essa promessa saía da campanha e assuma as ruas de Vista Alegre. Porque se perdermos de fato a única linha que serve aos que trabalham as margem da Avenida Brasil, certamente não deixaremos de receber o Rio Card munido de R$4,20 diário para trânsito e com isso, a solução vai ser mesmo a baldeação.

 

            Fetranspor

 

            Enquanto isso, o presidente executivo da Federação de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), Lelis Marcos Teixeira, figurou os jornais nesta segunda-feira (10/11) informando que a empresa pretende lançar dia 1º de dezembro um call center 0800, que receberá as reclamações, ligados às empresas de ônibus. O serviço também funcionará pela Internet. Tomara que além de ouvir os usuários, a organização fiscalize e tome medidas cabíveis, porque um trabalhador ficar uma hora esperando condução para o trabalho e, pior ainda, ser servido apenas por uma única empresa de ônibus é coronelismo dos mais descarados.

1 comentário

Arquivado em Transporte Público

Uma resposta para “Madureira Candelária Pratica Coronelismo em Pleno Século XXI

  1. Dan Araujo

    Pior é quem mora na Estrada do Quitungo que não tem nada, nenhuma opção de ida ao Centro. Tendo que gastar com uma Kombi ateh a penha para enfim poder pegar o 497 / 498. Isso é realmente uma falta de respeito para com o cidadão. Se a Madureira Candelária não quer operar a linha 343, que passe para outra empresa prestar esse serviço. O que não pode é o passageiro ter que pegar duas conduções pra chegar ao Centro do Rio. Madureira Candelária, coloca esses micrões da 928 pra rodar no 343, pelo menos uns 15 carros. Acho que seria o suficiente para prestarem uma bom serviço a população.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s