Dia da consciência negra

Hoje é feriado em 364 municípios de 12 estados brasileiros diferentes. O motivo? Homenagear Zumbi dos Palmares, a maior referência negra nacional da luta contra a escravidão e ícone mundial da luta pela liberdade. A data foi escolhida por se tratar do dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 (segundo a Wikipedia), quando Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, invadiu o quilombo e matou o líder negro a tiros e punhaladas, levando sua cabeça decepada a Recife para servir de “exemplo” para os demais.

Se a História, deu uma reviravolta no último dia 05/11 e a pudemos ouvir o primeiro presidente norte-americano negro discursar em Chicago: “Se alguém ainda dúvida de que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível (…) que ainda questiona a força de nossa democracia, esta noite é sua resposta”. No Brasil, embora a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, revele 49,5% da nossa população se  declarou preta ou parda, um estudo do Dieese, publicado em novembro do ano passado, revela que o ganho mensal das pessoas negras no país pode ser até 52,9% menor do que o das declaradas não-negras. Além disso, a Fundação Cultural Palmares, apontou em uma outra pesquisa que apenas 4% da programação das três principais emissoras públicas do país (TV Cultura, TVE Rede Brasil e TV Nacional) abordam em seus programas elementos da cultura negra.  

Os norte-americanos saíram na frente (mais uma vez), dizendo “sim” a campanha Change de Barack Obama. O que faremos nós, além do feriado, para mudarmos mais esse quadro de vergonha, de racismo velado?

Convido a todos a colocarem a mão não só em suas consciências negras, mas na sua consciência cidadã. Não vamos mais deixar que o Estado nos prive do direito à igualdade social (previsto no artigo 5º da Constituição Federal) seja por cor, credo ou classe social. Que a luta por liberdade (e para termos liberdade é preciso ver garantidos nossos direitos sociais) não esmoreça ao longo dos séculos. Viva Zumbi!

Deixe um comentário

Arquivado em Opinião Pública

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s