O alto preço de ser brasileiro

           O governador Sérgio Cabral enviou à Assembléia Legislativa para votação o projeto de lei (PL nº 1836/2008) que coloca na “lista negra” do SPC e Serasa contribuintes do Estado do Rio com débitos de impostos como IPVA, ICMS e Taxa de Incêndio.

Em relação ao famigerado IPVA, ao que me consta, é um dinheiro que deveria ser revertido em conservação e abertura de novas vias. Mas cadê? Ao invés disso, a todo o momento aparece um pedágio em uma rodovia diferente, sinal de privatização da estrada. Ou seja, o Estado passou a frente a sua responsabilidade da manutenção do nosso dinheiro. E as desculpas para isso são muitas.

Já pararam para analisar quantos impostos pagamos para não recebermos nenhum benefício?

 

          IPTU, ISS, INSS, ICMS, IPVA, IOF, IR, IPI… Ao todo são 61 impostos que pagamos direta ou indiretamente. E lanço o desafio: Alguém sabe quanto, como e para quê tanto desconto?

 

Se não consegue responder, tenha ao menos a visão de que esses impostos abocanham o equivalente a 148 dias de trabalho do seu ano, o equivalente a cinco meses do seu suor. A”desculpa” para tantos tributos é a garantia da seguridade social.

Na prática, pagamos por saúde (INSS, por exemplo) e ainda o plano de saúde particular, para não morrer na fila de espera. Pagamos por educação (IR, por exemplo) e depois as escolas e faculdades dos nossos filhos, porque as vagas são limitadas e a instituição precária. Pagamos por segurança e, somos assaltados duas vezes no mês, porque a polícia diz não ter contingente.

A reforma tributária para o bem do assalariado não chega nunca, são vários entraves, mas votação para prejudicar a nós, Zes Marmitas, anda a passos largos. Podem apostar. Somos escravos de nós mesmos que não tomamos nenhuma atitude frente a esses desmandos. E eu só me pergunto: Meu Deus, até quando?!

Deixe um comentário

Arquivado em Política interna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s