Certidão de Casamento Pós Morte

No Brasil, nem a morte separa os cônjuges. Parece piada, mas a Policia Militar solicitou a retirada do tal documento para que minha mãe recebesse o direito a pensão e, descobri que o documento é mais corriqueiro do que eu imaginava.

A Certidão, embora leve um nome esdrúxulo, vale como uma atualização do casamento civil, comprovando que não houve separação ou rompimento do laço matrimonial enquanto ambos eram vivos.

Para conseguir a Certidão de Casamento Pós Morte, deve-se dirigir a qualquer cartório munido da Xerox da certidão de casamento e de óbito, pagar a taxa de R$50,25 e aguardar. Se possível, dê preferência ao cartório que registrou o matrimônio, nesse caso o prazo de entrega da certidão é de cinco dias úteis.                        

6 Comentários

Arquivado em Cotidiano

6 Respostas para “Certidão de Casamento Pós Morte

  1. Daniel Blanco

    Como disse antes.
    “isso é….
    To sem palavras, então me calo.”
    Mas, CERTIDÃO DE CASAMENTO PÓS MORTE??
    Se casa de novo?

  2. Pingback: Meu Google Reader - (01.01.09/21.01.09) | 30 & Alguns

  3. Pingback: Meu Google Reader – (01.01.09/21.01.09) | 30 e Alguns

  4. wellington

    e so mais atitude burocrática para encher ainda mais o rabo dos donos de cartório.isso e brasil.

  5. Maria lucia

    Isto é um verdadeiro absurdo,pois se mesmo o casal separado na maioria das vezes a mulher tem direito a pensão do marido, eu sou viúva há vinte anos e agora estão me exigindo este documento o pior que tem que pagar este valor absurdo …..É isto é BRASIL ……………….

  6. ju

    O nome correto é certidão de casamento atualizada após óbito. A certidão é após a morte, não o casamento (evidentemente). É realizada uma observação no final da certidão, dizendo que a pessoa faleceu. Para comprovar que ainda eram casados no momento do óbito.

Deixe um comentário

