Pelo livre acesso aos blogs

A faculdade de Comunicação já está antenada aos novos meios de comunicação, como blogs, microblogs, tecnologia mobile de informação, entre outras. Na Universidade Estácio de Sá (Unesa), por exemplo, já existe a cadeira “Comunicação e Novas Tecnologias” que ajudam os estudantes a entenderem e praticarem as ferramentas da internet como meio de marketing pessoal. No entanto, a mesma instituição que ensina a necessidade de se ter um blog atualmente, bloqueia em seus laboratórios o acesso a esses meios de informação.

 

Falei da Unesa porque é por onde transito desde 2004, mas não é exclusividade de lá os cadeados, outras empresas de educação e bibliotecas adotam o mesmo sistema.

Por esse motivo o GF Soluções e o Informação Virtual se uniram para criar a campanha “Diga não ao bloqueio de blogs”, que tem dois objetivos principais:

  1. Conscientizar os blogueiros de que empresas, bibliotecas, faculdades e escolas bloqueiam blogs com palavras específicas na url como blogger, blogspot, blog, wordpress entre outros, sem levar em conta o conteúdo desses blogs.
  2. Conscientizar os administradores de rede de empresas, bibliotecas, faculdades e escolas que nossos blogs possuem conteúdo relevante para seus colaboradores e estudantes.

 

Nós entendemos que muitos blogs disponibilizam downloads de programas e filmes piratas que geralmente trazem junto com eles vírus que infectam a rede corporativa. Porém, sabemos também que existe como bloquear esse tipo de ação sem, no entanto negar acesso a toda a blogosfera.

 

Na minha opinião, a proibição do acesso a este tipo de conteúdo se deve, grande parte, a  preocupação das organizações, em manter as máquinas livres. A liberação atrairia os alunos a passar mais tempo na frente do computador, os laboratórios tem um número limitado de máquinas e com isso, o congestionamento é inevitável. Porém, não podemos esquecer que escrever e ler também é um exercício importante para o aprendizado (principalmente na área da Comunicação). E aí eu pergunto: “por que não os blogs”?

 

Assim como existe os sites maliciosos, existem blogs de conteúdo relevante, que podem sim ajudar e muito o aluno das instituições.  A liberação pode inclusive, ser o subsídio que faltava para o nascimento de um  próximo blogueiro de sucesso, como os professores tem orientado.

 

Por isso, vamos conscientizar os administradores de rede de que nós, blogueiros, temos  conteúdo de sobra para partilhar com seus colaboradores e estudantes. Escreva um post divulgando a campanha, coloque um banner bem legal e espalhe para os amigos.

3 Comentários

Arquivado em Tecnologia

3 Respostas para “Pelo livre acesso aos blogs

  1. tigustavo

    Fernanda,
    seja bem vinda a campanha e parabéns pela originalidade ao iniciar o texto,
    um abraço,
    Gustavo
    http://www.gfsolucoes.net

  2. Pingback: Relação de blogs que apóiam a campanha "Diga não ao bloqueio de blogs" | GF Soluções

  3. alexandrelima83

    Olá

    Gostaria de parabenizar pelo post e pelas informações sempre pertinentes desse blog. Gostaria de divulgar também que já foi definida a data da premiação da equipe campeã do estado do Espírito Santo do Desafio SEBRAE. Entre no blog desafiosebraecapixaba.wordpress.com e confira tudo sobre o evento e como se inscrever.

    Abração

    Alexandre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s