Por Que Você Não Disse Que Me Amava?

Ê, vida bandida… Acho que desde “Ensina-me a viver” não postava sobre a vida cultural carioca. Pois bem, ontem a noite, me aventurei na estréia de “Por Que Você Não Disse Que Me Amava?”, no Teatro Nelson Rodrigues, Centro-RJ.

Com direção de Paulo Betti, os atores Cristina Pereira e Rafael Ponzi encenam a vida de um casal isolado pelo tempo: eles não conseguem ficar juntos e nem separados. Já não sabem se amam ou odeiam a relação e, no entanto, só restaram um ao outro como companhia.

Na primeira cena, Gabriela pede para Fernando José tirar do fogo uma chaleira com água fervente. O pedido é ignorado, e a peça desenrola numa metáfora da própria relação que, em ebulição, evapora lentamente o tempo e a vida, até secar por completo os sentimentos.                    

E neste clima de evaporação do que importa na vida, o espetáculo segue lento, sem grandes movimentos, com muitos momentos de silêncio ou permeado por MPB das antigas, como quem ouve a velha vitrola.

De início, me gerou certo incômodo, mas se foi intencional, o vazio passa seu recado quando analisado friamente: te deixa a sensação de que o tempo desgasta e não sobra o que dizer.

Aliás, se as pessoas concluíram o mesmo que eu, também precisaram de tempo; Toda a platéia sem entender bem o The End aplaudiu timidamente, como quem pergunta: Era só isso?!

A sinopse qualifica o espetáculo como comédia, mas não espere morrer de rir. Em relação aos toques de tragédia, também não esperem se comover. Na minha opinião, toda história precisa de um reverso dramático para tocar e, desta vez, ele não veio. Foi vazio apenas, sem nenhuma mensagem especial.

Todo mundo sabe que eu não gosto de “baixar o porrete” em nenhuma produção brasileira, porque só Deus sabe o quanto esse pessoal rala para levar ao público uma história. Por isso, entendam: Não quero dizer com este post que não vale a pena sair de casa para assistir, apenas digo que não me emocionou.

O lado bom? É uma história bem curtinha. Se fosse TV, estaria na MTV. Antes que o povo durma, já acabou. Nisso acertou o diretor.

Serviço:
“Por Que Você Não Disse Que Me Amava?”
Teatro Nelson Rodrigues – Caixa Cultural
Avenida República do Chile, 230 – anexo.
Preço: R$30,00
De Quinta a sábado, 20h; domingo, 19h.
Até dia 28 de junho.

3 Comentários

Arquivado em Entretenimento

3 Respostas para “Por Que Você Não Disse Que Me Amava?

  1. Eu juro que achei que leria coisas diferentes sobre essa peça. Juro.
    Mas, me enganei.
    Eu iria. Apenas pela Cristina Pereira. Ela é atriz como poucas… 😉

  2. dani faxina

    Hum…
    Sabe eu já fiz teatro..e uma coisa que me irritava muito, enquanto criador, era a tal fórmula de “fazer o público entender”. Eu acredito que a arte não se explica. Ela é fruto do olhar pessoal de cada um. E de suas vivências também.
    O que não bate em algum pode ser incrível e elucidativo para outros..
    Mas, entendo o papel do jornalista ( já fui estudante de jornal..e sei o que devemos fazer enquanto mídia), em colocar o pingos nos ís…
    Crítica é f* ( tem censura aqui? hahahaha)
    beijo

  3. Ma

    É os anos destróem, mesmo!

Deixe um comentário

