A torcida grita em coro: Avante Bonsucesso!

thefixParece incrível, mas apesar de ser brasileira e morar na cidade de um dos maiores estádios do mundo eu não torço para nenhum time de futebol. Em geral, mesmo quem não acompanha, escolhe um time qualquer, seja por influência da família ou para não ficar de fora da roda de amigos. Eu, simplesmente, decidi fazer graça. Quando alguém insiste que tenho que ter um time, eu digo logo: torço pelo Bonsucesso.

Diz a Wikipedia, que o clube já foi finalista do Campeonato Carioca da 1º Divisão, em 1924, quando foi derrotado pelo Vasco na final por 1 a 0, sagrando-se vice-campeão carioca. Quanto orgulho! Hoje em dia, a “força Rubro Anil”, não é nem figurante em nenhum campeonato de expressão e aí, que é perfeito para mim, que passo bem longe do futebol.

A explicação para isso é muito racional: sempre percebi articulações nos bastidores, no sentido de comprar resultados e criar calendários, bem como jogos rentáveis, principalmente nas Copas do Mundo. Claro que o torcedor no auge do seu fervor não vai dar o “braço a torcer” para o óbvio, mas assim como eu, o jornalista canadense Declan Hill deu e foi além: acaba de lançar o livro “The Fix Soccer and organized crime”. Não existe ainda tradução, mas seria algo como Armação do futebol e o crime organizado.

Entre algumas articulações, Hill, descobriu que máfia do futebol se concentra nas bolsas de apostas asiáticas para “fabricar” os resultados, entre eles, quatro jogos do Mundial de 2006, na Alemanha. Incluindo o que fez de Ronaldo o maior artilheiro da história das Copas, com a vitória da seleção canarinho sobre o Gana por 3 a 0. O combinado com alguns jogadores ganeses, conforme apurou o autor, era o Brasil vencer por dois ou mais gols de diferença.

torcida_triste2

Enquanto a Fifa apurar o caso (se é que não sabem e não estão envolvidos, claro), vai se aproximando a Copa da África do Sul. E eu, como dos outros anos, enquanto o povo brada “que é brasileiro com muito orgulho e muito amor”, aproveito a folga do jogo para tirar um soninho, ou ler algum livro atrasado na gaveta. Até porque a nossa pátria tinha que ter era luva de boxes nas mãos (para lutar por direitos que nos são roubados, inclusive os de lazer, vide a compra dos resultados dos jogos) e não chuteiras nos pés.

A reportagem completa sobre o livro, você pode encontrar aqui.

4 Comentários

Arquivado em Opinião Pública, Política Mundial

4 Respostas para “A torcida grita em coro: Avante Bonsucesso!

  1. Daniel Blanco

    Fiquei decepcionado com essa reveleção do jornalista canadense. Não irei mais olhar com os mesmo olhos os jogos tanto de seleções quanto dos clubes aqui no Brasil, “Se é q terei ainda vontade de olhar”.
    Agora o cara comprovou as minhas suspeitas. Pois ainda a rumores da final da copa do mundo de 1998, onde o Brasil perdeu para França de 3 x 0.
    Dizem que o Brasil entregou o jogo para poder sediar a copa do mundo de 2014. E adivinha quem vai sediar a copa em 2014?
    Para mim, esse rumor é verdadeiro, pois o Brasil tinha muito mais time que a França devido a tantas conquistas pelo mundo e pela garra em jogar finais.
    Ronaldo com ataque no dia da final? me engana que eu gosto.
    Além de serem jogadores, são “atores”.
    Acho q por isso que não consegui entrar no mundo do futebol, pq não sei atuar e sim jogar.

  2. Olha eu não duvido q a copa da França foi comprada, Brasil praticamente entregou o jogo, agora só falta a copa de 2014 ser do Brasil o titulo.
    Big Beijos

  3. As pessoas não querem ver isso.
    Verdade ou não, elas ficam com o sonho do jogo justo.
    Se é manipulação pura… politicagem, ainda sim, não sei se deixariam de torcer. A massa nem vai querer acreditar ou apurar.

  4. Daniel Blanco

    Eu não duvido muito não Lulu.
    Tenho quase 100% de certeza que será assim mesmo.

Deixe um comentário

