Soluções Google para quase tudo

Chamando Dr. Google

Chamando Dr. Google

O Google é um oráculo eficiente, com respostas rápidas para tudo o que paira sobre a face da Terra. Concordo. Se não está no poderoso site de buscas, então, não existe. Fato. Ainda que não exista somente para, nós, os internautas, o que já é, em si, motivo suficiente para ter metade da verdade.

O que me espanta é que o site agora é motivo para insônia. Minha irmã outro dia, me ligou apavorada com a consulta que fez ao Google de um sintoma que havia apresentado e que, segundo sua busca, era característica de tumor maligno na região. Ela leu aquilo, somou ao fato da quantidade de casos de câncer na família e, se acabou de nervoso.

Quando ela ligou nervosa, falei que tinha tido o mesmo problema há um tempo atrás e que um remedinho bobo pra controle hormonal tinha resolvido a questão. Bom, mas eu não estava em desespero, ela já tinha se consultado com o Dr. Google e fim de feriado. Para todos nós. Ela porque estava doente em fase terminal e, nós preocupadas com que o desespero acabasse mesmo lhe colocando doente.

Acho muito interessante, quando após um diagnóstico, se consulte um site para saber mais sobre o assunto, encontrar especialistas ou métodos alternativos. Na ocasião da doença do meu pai, consultei muitas vezes o “doutor virtual” atrás de uma esperança ou um consolo. Entretanto, fazer o diagnóstico através do www é quase suicídio, gente! E, o primeiro passo para automedicação, que todo mundo já sabe, não é recomendável.

A Fiocruz pretende lançar até o final do ano um laboratório de avaliação dos sites com informações de saúde. Por um lado os médicos vão dizer quais sites são confiáveis e, por outro, pacientes irão consultar e avaliar se a linguagem é acessível a todos. Assim, os ansiosos de plantão, poderão fazer suas consultas de forma segura e se municiar de perguntas que ajudem na comunicação com o médico. Prestaram atenção? Nada substituirá o médico e seus anos investidos em estudos e conhecimentos.  

Sintomas estranhos devem levar você, amigo leitor, ao médico (ainda que o SUS seja de doer) e não à internet.

Cuidem-se!

6 Comentários

Arquivado em Cotidiano

6 Respostas para “Soluções Google para quase tudo

  1. O deus Google me dá uma doença diferente a cada pesquisa… E olha que tenho que pesquisado muito sobre falta de memória e afins.

    Daqui a pouco ele vai me dizer que tenho Alzeimer… Tô até vendo…

    Cara, eu fiquei aqui imaginando vc querendo mandar a sua irmã ir catar coquinho no mato… rsrs…

  2. Problemas de saúde não se brinca. O médico sempre é a melhor opção, não internet.

  3. Ma

    Vixe, consulta virtual, é o caos.

  4. Google prá doenças? Meu Deus, não tem coisa melhor prá usar? Sexo por exemplo.
    Claro que estou esperando o Google pergunta e resposta, causo di que fica mais fácil. Escrevo sexo, ele pergunta – sozinho ou acompanhado? Respondo sozinho! Ele pergunta: quer fotos ou vídeo? Vídeo, respondo. Alguma preferência, pergunta o sexólogo e alcoviteiro Google? Sim. Morena, cabelos compridos, seios normais e bunda brasileira, com pelos na zona do agrião.
    O Google leva algum tempo prá responder, pois ainda não está familiarizado com as gírias brasilerias e o histórico de filmes do século passado. Mas volta e fala : – Biotipo encontrado. penultima pergunta: Fazendo o que, ao que respondo: canguru perneta. Nova pausa, agora menos demorada, pois Caco Antibes é informação recente. Arquivo encontrado, responde o já brasileiro Google.
    Ultima pergunta: O senhor tem creme para as mãos e lenços descartáveis? Tenho aqui uma relação de farmácias no bairro da sua casa. E um conselho. Seja rápido pois sua esposa consultou os horários dos ônibus pela manha e deve estar chegando logo.
    Puxa, obrigado amigão Google.
    E a privacidade, como fica? Sim, pois quem garante que alguém não possa pesquisar o seguinte: Vida sexual do Pensando…

  5. Fê, nem sempre dr. Google acerta. Na dúvida, vá ao médico.
    Big Beijos

  6. Concordo em gênero, número e grau!
    Li todos agora.

    Bjs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s