E o vice quem é?

Esses dias estava pensando sobre a questão do suspense em torno da escolha dos vice-presidentes para essas eleições. Meu lado Zé Povinho sapateou logo:

– Peraí, a gente nem vota pra vice e fica esse frissón todo? Já é difícil escolher um calhorda, que dirá um deles somado a um vice.

É, mas o processo de digitar os dois numerozinhos lá na Urna Eletrônica moderninha, deve sim levar este item em consideração.

Quando Getulio Vargas se matou, quem assumiu? Café Filho que deflagrou uma crise institucional. Janio Quadros, renunciou e adivinha quem abocanhou a faixa? O famoso Jango, que era vice. Tancredo Neves faleceu depois de eleito, e tchan tchan tchan, assumiu o  José Sarney. Vice.

Rodrigues Alves foi outro que morreu e deixou o posto para o vice. E Collor, depois do Impeachment, esse todo mundo lembra. Foi Itamar que teve que assumir. E antes disso, alguém tinha reparado no mineirim? Duvido!

E tem mais história embaixo desse angu. Em 100 anos de governos republicanos eleitos, nove vices assumiram a cadeira presidencial. Nada menos que 40% em 22 governos. É coisa pra caramba!

Portanto, olho no candidato. Olho no Vice. Essas alianças são importantes e podem ditar a vida da gente, de repente, sem aviso prévio. Convido todo mundo a pesquisar e divulgar, hein?! Nada de desculpa que não gosta de política.

1 comentário

Arquivado em Política interna

Uma resposta para “E o vice quem é?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s