Novo sistema de transporte público

A prefeitura do Rio quer racionalizar a distribuição de ônibus pela cidade. Essa é a manchete do jornal. Vamos trocar em miúdos?

A tarefa é reduzir o número de linhas onde eles acham que existem exageros, como na Zona Sul e Tijuca, por exemplo, e melhorar o sistema no subúrbio e na Zona Oeste da cidade onde visivelmente falta transporte público.

É. Aumentar opções de transporte é boa (e tardia idéia). Mas na minha modesta opinião, não há exagero de transporte para ninguém. Se está bom de um lado, copia-se do outro o que está funcionando. Sem pensar em piorar o que já está bom. Óbvio para nós que usamos transporte (precário) público diariamente. Sei lá se pensa da mesma forma o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

Para saber isso, vamos ter que esperar (eu sempre espero essas decisões roendo unhas, porque como povo, a corda arrebenta bem no colo da gente): Sansão não quis adiantar a imprensa os números sobre o aumento e a redução de ônibus em cada região. Segundo ele, só a partir da implantação efetiva do bilhete único, e com um estudo que vai mostrar o número de integrações, será possível determinar a quantidade de ônibus circulando em cada região. Minha torcida é para que eles saibam analisar dados direitinho.

Agora, além de melhorar a quantidade de linhas pela cidade, vai a dica, hein Sansão: A prefeitura também tem que se ocupar em fiscalizar a qualidade dos ônibus que estão circulando pela cidade.

Ontem de manhã, um aposentado, de 55 anos, morreu ao ser atropelado na calçada por uma das DUAS rodas que se soltaram de um ônibus que liga Campo Grande a Cascadura.

A Subsecretaria de Fiscalização de Transportes informou que o ônibus, está em situação regular.  O veículo foi vistoriado em março e está com a próxima avaliação agendada para o período de 16 de outubro a 19 de novembro. Em se tratando de Rio de Janeiro… Será que vistoriaram mesmo ou será que levaram uma cervejinha para avalizarem a ida e vinda de um carro caquético?! Eu tenho minhas dúvidas, infelizmente.

A Feital, empresa responsável por essa linha de ônibus está acostumada a impunidade. Em 2008, ela chegou a colocar 110 ônibus nas ruas do Rio, todos em situação irregular. Quem confia agora que a roda soltou simplesmente porque estava na hora daquele senhor morrer?!

Vamos esperar que a Prefeitura do Rio faça essa reavaliação dos ônibus do município  com o mínimo de responsabilidade, porque não vai ser nada bom ter turista morrendo na cidade, atropelado por roda de ônibus, que circulava em situação precária no meio da Copa ou das Olimpíadas que estão para acontecer aqui.

Fonte: G1

4 Comentários

Arquivado em Cotidiano

4 Respostas para “Novo sistema de transporte público

  1. Sansão deve estar ocupado demais com suas aventuras com a Mônica… 😛

  2. Ma

    Tu já viu , governo pensar no cidadão comum?
    Tolinha…

  3. Nem prefeito nem governador anda de ônibus, muito menos de metro, por isso é a bagunça q é.
    Agora, sacanagem diminuir a quantidade de ônibus nos locais onde estes funcionam bem.
    Do jeito q as coisas funcionam nas coxas, já estou antevendo o caos.
    Que nem quando inventaram de retirar os camelôs das calçadas da Tijuca em horário comercial. Vai lá na Saens Peña pra vc ver se não tem camelô de dia?
    Cadê a guarda municipal agora?
    Bagunça essa porra, amiga.

    Bj.

  4. marcos

    Sou catarinense e resido aqui alguns anos após um estágio de anos nas ruas do Rio de Janeiro. Conheço bem os transportes desta cidade e considero a frota de ônibus do município a mais nova do Brasil em comparação com a de outras Capitais. Porém, ônibus novo ou velho deve ter manutenção. No caso do Rio li toda a licitação e fiquei boquiaberto pois a prefeitura permitirá ônibus rodando com até 10 DEZ anos de uso (leiam e confiram também). Ora, nas condições que estão as ruas e as carrocerias dos ônibus não são tão resistentes como as de anos atrás, ao chegar o fim de 10 anos estes ônibus estarão em bagaços! logo, quem fez a lei não conhece a cidade e NUNCA andou de ônibus mesmo. Os mercados compradores de ônibus usados do Rio com 5 anos de uso ou menos também perderão e portanto o número de carrocerias de ônibus novas produzidas no Brasil também diminuirá caso essa decisão da Prefeitura do Rio não seja cancelada ou seja idade máximo de uso 10 anos = ao de outras cidades. O Rio continuando a ter ônibus com no máximo 5 ou 6 anos de uso viabilizará também a constante renovação da frota de cidades pequenas do Brasil ávidas pela frota de ônibus da capital carioca.
    Outra coisa que me preocupa é a manifestação do prefeito em criar uma espécie de uniformização da frota prejudicando milhões de usuários acostumados a pegar o ônibus pelas cores da frota (que diga-se de passagem são bonitas e não é comum ver turistas fotografando onibus admirados com a beleza da variedade de cores),fato presenciado inúmeras vezes por mim nas ruas do Rio quando eu morava aí. Hoje, estou aqui no Sul por causa da falta de INsegurança do Rio e ninguém tem feito nada nessa questão, assim como ninguém fará nada pelo transporte manter uma qualidade boa de atendimento, principalmente porque as 40 empresas do Rio foram substituídas por 4 grandes consórcios fomentando com a “benção” do Prefeito a LEGALIZAÇÃO DE MONOPÓLIOS. Ao invés de 40 empresas terem suas administrações fortalecidas e manterem autonomia, elas se submeterão a um dos 4 consórcios onde estiverem associadas. E Acreditem amigos internautas, EU CONHEÇO de cabo a rabo mais de 100 cidades deste País e NÃO EXISTE em nenhuma das poucas cidades que implantaram os consórcios uma MELHORA DE VERDADE no transporte. O que vi foram:
    – menos horários
    – menos ônibus (= ao que se pretende fazer na ZS do Rio de Janeiro)
    – ônibus mais e mais lotados
    Um grande abraço a todos
    marcos.nascimento98@yahoo.com.br
    047 96035480

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s