Bilhete Único: Manobra de Campanha

Eu não agüento esses políticos desafiando a nossa inteligência (muito mais) em época de campanha. Durante o debate dos candidatos a governador na Band, o nosso querido Cabral estufou o peito pra dizer que o bilhete único criado (leia-se copiado, porque o Bilhete Único é muito eficiente, há muitos anos em São Paulo) por ele já havia sido usado em 1.200.000 viagens.

Ah, é? Tá. O sistema foi implantado (mal e porcamente) em fevereiro, ou seja, temos aí seis meses de viagem. 1.200.000, em seis meses, contando apenas os dias úteis, seriam 10 mil viagens. Se o cidadão vem de outro município, óbvio que vai retornar pra cidade de origem, com isso, seriam 5 mil pessoas por dia sendo beneficiadas.

Qualquer medida pública que melhore a vida de um cidadão que seja, é importante, mas não chega a ser motivo pra bater no peito. Ainda mais quando ele sabe que o sistema foi implantado cheio de falhas, que as empresas de transporte ainda não se definiram quanto a perfeita estruturação do bilhete e, a iniciativa privada ainda não atentaram para a mudança do “Vale transporte” dos funcionários pelo novo sistema. E afinal não era para ser economia para empregador e empregado?

A idéia foi boa, governador, mas é preciso bem mais que instalar. É preciso monitorar, fiscalizar, orientar… E isso… Ninguém viu até agora.

A assembleia legislativa poderia pedir a Fetranspor a abertura desses dados, por viagem e valores de subsídio recebido para conferir se uma parcela significativa de eleitores estão sendo beneficiados de fato. Porque falar em números brutos só para encantar quem não pára para fazer conta é muito fácil. O transporte urbano do Carioca é um lixo. E o Bilhete único não é realidade. Fiquem de Olho!

Deixe um comentário

Arquivado em Política interna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s