O adeus a José de Alencar

A notícia está fresca na cabeça do povo:  No dia 29 de março, morreu  em São Paulo, aos 79 anos, o ex-vice-presidente da República José Alencar. O Mineiro de Muriaé, além de ter uma vida pública, era empresário do setor têxtil e a mídia está criando a maior comoção porque Alencar lutava contra o câncer desde a década de 90.

Motivo de referencial para resistência? É. José Alencar teve muita vontade de viver, sim. Mas milhares de pacientes com câncer também têm. A diferença? Você$ $abem bem qual é, como bem postou em seu Twitter minha amiga e jornalista Patricia Haddad.

Se me restringisse a falar em dinheiro, já estaria de bom tamanho – afinal de contas, se o vil metal não traz felicidade ou saúde ao menos conquista um certo grau de qualidade de sobrevida que é o desejo de 11 entre 10 pacientes com metástase do câncer -, mas não pára por ai. José Alencar era um homem público, influente. Cuidar dele traz visibilidade. Se empenhar em mantê-lo vivo apesar de todos os agravantes do quadro é importante não só para o profissional – o cardiologista dele apareceu no Fantástico, mera coincidência?! -, como para a instituição. Quantas vezes mesmo o Hospital Sirio Libanês foi citado na imprensa essa semana?! Genuína e bem vinda mídia espontânea!

Entretanto, o que mais me assusta não essa falta de senso crítico-financeiro que vejo faltar nas pessoas. É a criação de um novo ídolo da resistência, que esteve envolvido em várias maracutaias do governo Lula e outras que minha memória não alcança. A Globo “canoniza”, o povo esquece e acende vela.

No meu espaço, a minha homenagem aos reais pacientes sofredores e abandonados do Sus. Os Heróis da Resistência do Inca. E a minha saudade ao meu pai. Maltratado e morto pelo sistema: Uma imagem fala mais que mil palavras

Deixe um comentário

Arquivado em Hospitais Públicos

Deixe um comentário

