A internet dando importância a leitura

Há 129 anos nascia Monteiro Lobato, um dos escritores mais influentes do século XX. Hoje também é dia Nacional do Livro Infantil. Quem lembrou disso? O Google! A ferramenta de busca mais influente na web 2.0 (quiçá quais outros dispositivos que ainda virão… Tudo muda tão rápido) criou uma página comemorativa com Emília e o Visconde de Sabugosa. União do útil (o autor) ao agradável (as histórias que estão no imaginário de gerações).

Se ainda havia educadores com medo de que o uso de novas tecnologias fossem atrofiar de vez o cérebro das nossas crianças… Bem vindos ao admirável mundo novo!  Ou vocês acham que alguém passa por essa página fofa, sem questionar quem foi Monteiro Lobato?

No mínimo, vão jogar no próprio Google o nome e obter aproximadamente 1.580.000 resultados, entre obras, biografia, frases importantes… E isso, meus caros, em hipertexto ou não é obtenção de relevante conhecimento.

Muito bem colocado por  Lúcia Santaella, pesquisadora brasileira da área de comunicação: “… quando surge uma formação cultural nova ela não leva a anterior ao desaparecimento. Pelo contrário, elas se mesclam, interpenetram-se. (…)

Vamos então baixar armas (já que é inevitável e sem retrocesso) e admitirmos a cronologia:   cultura oral -> cultura escrita -> cultura impressa -> cultura de massa -> cultura das mídias -> cibercultura -> cultura da mobilidade.

A internet é uma maneira diferente de se ler? Claro que sim! Não tem mais o cheiro do papel (eu sou viciada nisso, ainda prefiro o modo analógico literário), mas é a leitura que nossas crianças entendem e preferem. E já que o nosso meio hoje é tão híbrida…

Aproveite que o Google levantou (merecidamente) esta bandeira hoje e mostre aos seus filhos, sobrinhos e pequenos agregados pelo Youtube, como foi divertido sonhar com o Sítio do Pica Pau Amarelo (cultura de massa na cibercultura) pela TV. Baixe um livro. Conte uma história daquelas que sua avó te contou. O que importa é saber.

Avante cultura!

Deixe um comentário

Arquivado em Entretenimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s