Tecnologia para o desemprego

Estava lendo que em Boston, donos de restaurantes estão substituindo os cardápios de papel por tablets, como o iPad. A tecnologia serve para que, os próprios clientes consultem o menu, façam o pedido e peçam a conta. Nesse cenário, os garçons são responsáveis apenas por servir a comida e a bebida.

Os empresários, claro, estão adorando: nos restaurantes que disponibilizam o iPad, os clientes consumem até 12% mais do que nos tradicionais. Claro! Não precisa esperar o garçom atender!

O problema é quando os donos de restaurantes acordarem que não precisam da figura do garçom nem pra servir. No Japão já tem um robô especializado pra esse tipo de serviço. E tecnologia, meus caros, barateia a olhos vistos, mesmo no que tange robótica. Componente fica mais barato, tecnologia obsoleta, logo começam a rifa… Também tem a boa e velha esteira, aquelas da linha de produção das fábricas, se bem adaptadas, pode colocar na rua meia dúzia de profissionais.

Felizmente que não será amanhã que todos os restaurantes terão iPads ou robôs. Melhor ainda que no Brasil onde o desemprego está em queda só pra Dilma, isso tudo vai demorar um pouquinho a acontecer. Mas apesar de não ser instantânea, essa mudança vai acontecer, como já foi com as catracas eletrônicas nos ônibus da cidade. Adeus cobradores, adeus garçons, mais cedo ou mais tarde.

E ai eu pergunto: Você já está se adaptando para o admirável mundo novo?

1 comentário

Arquivado em Tecnologia

Uma resposta para “Tecnologia para o desemprego

  1. Se eu apareço com um bicho desses em casa, acorda, acaba o casamento. Mesmo q parcelável em 12 vezes.

    😥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s