Fazendo História

Com a regravação de O Astro, minha mãe estava aqui outro dia na sala falando do frenesi que as fãs tinham com seus ídolos da TV antigamente. Um papo de serem rasgados na rua, no afã de serem tocados ou serem apedrejados por conta dos vilões diabólicos. Imaginem: Saídos de rádio novelas, onde a imaginação conta mais do que o enredo em sim e de repente desembarcando no sofá das donas de casa… Uma mágica! As pessoas não sabiam administrar, entender que tudo seguia um roteiro, uma sinopse, etc.

Mesmo muita gente achando que o rádio está obsoleto, tem pessoas fiéis, que continuam usando o meio para fazer companhia. Há uns dois anos, mais ou menos, estava fazendo um comentário no rádio, quando o locutor faz uma brincadeira:

– Eu quero saber o seguinte: você ajuda sua mamãe em casa?
– Ajudo, claro. Sou assistente de cozinha
– Ah, é? Você descasca os legumes, separa as receitas?
– Tá doido? Eu chego em casa, me estico no sofá e quando a panela cheira eu grito: Manhêêê, tá queimando!!!

A história foi improvisada, mas rendeu tantas ligações, de gente querendo puxar as minhas orelhas, que a brincadeira persistiu por mais dois dias, em entradas minhas no mesmo horário. Compraram o barulho e não foram só as vovós, não.

E aí, você pensa: O rádio é ouvido por gente mais antiga, que ainda tem aquela imaginação do início. Cumprem fiel pacto ficcional.  E nós que somos jovens com a internet? Todo mundo sabe que por trás de grandes marcas (ou não tão grande assim) tem uma agência de publicidade, um analista de mídias, um profissional capacitado pra nos envolver ou nos responder, mas ainda assim, tem gente que não cai a ficha.

Acham que os “Eduardo e Mônica” aparecem do nada, que garotos são capazes de pular o carro em movimento, e mais todos os virais são comprados como verdade e digeridos por bilhões de pessoas que nem se questionam. Ah, sim, claro, também tem os alucinados que cutucam empresas no FB… Gente, não sei pra que cutucar alguém, que dirá uma empresa…

Voltamos ao tempo da vovó, mas agora nós seremos as vovós que viveram os primórdios virtuais e, assim como nossos antepassados, criamos identidade e vínculo afetivo com os personagens dessa nova forma de trabalhar e entender o mundo. E como tudo caminha muito mais rápido hoje, mais cedo deixaremos de ser História Contemporânea, para ser História (pós) moderna.

O que tem demais? Nada. Hoje estou apenas contemplativa.

3 Comentários

Arquivado em Tecnologia

3 Respostas para “Fazendo História

  1. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    – Fê da Vida –

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    – Só Sites e Blogs Premiados –
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    – Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética –

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    …………………………………………………………..

  2. Fiquei boiando nesse final. Vc acha mesmo q as pessoas se deixam envolver por virais?

    • fefreitas

      Tanto se deixam, que há quadro no Fantástico pra saber o que é mentirinha e o que é fato na web. Não raro aparecem os virais produzidos por empresas, as pessoas, simplesmente, não sabem discernir uma ação de marketing do que é “espontâneamente” publicado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s