Mídias Sociais e a Imprensa

No último dia 16, Pierre Lévy, filósofo professor da Universidade de Otawa e estudioso em cibercultura, estampou a capa do  Segundo Caderno, do Globo. Na entrevista, destaquei:

“Os grupos de mídia que não se adaptarem ao novo momento, em que as comunicações são completamente descentralizadas e mais distribuídas, serão dinossauros e vão morrer. Eu acho que as notícias serão consumidas através das redes sociais, como Twitter, Facebook ou Google+. A mídia social permite que você escolha as suas fontes e ordene suas prioridades entre as fontes. Você pode personalizar a forma como vai receber as notícias. Será assim no futuro: o usuário terá a habilidade de priorizar as fontes e os temas, e escolher deliberadamente o que ele quer saber. Será uma atividade que a próxima geração já vai aprender a fazer nas escolas.”

A se comparar com os Topic Trends Brasil do Twitter nesta última semana de Insensato Coração (novela também Global das 21h), espero que as escolas estejam aptas a preparar os novos internautas a selecionar seu conteúdo.

Claro que seu dedo já está em riste, me condenando por também ter feito parte dessa onda. Mas o que leio durante o dia inteiro? As notícias que tenho que dar conta, fora as outras que participo na construção? Entretenimento faz parte da vida. Entretenimento barato faz muito mais parte ainda da rotina da massa. Não me envergonho em ser “noveleira”. Entretanto, me envergonho muito em ver cidadãs brasileiros não lutarem por seus direitos, quer seja por desconhecimento, quer seja por descanso.

Seres lobotomizados podem ser feitos muito mais facilmente de joguete. Podemos ser ainda mais roubados em nossa cidadania, em nossos direitos. Temos que estar mais ligados no mundo e temos ferramentas para isso cada vez mais ao nosso alcance. Será que estaremos prontos para usar?!

Por insegurança neste sentido, explico na minha casa que o Google não serve apenas para encontrar as dicas para o jogo maneiro, também possibilita um universo de vantagens. E você, sabe o que é priorizar? Está pronto para ensinar? De que maneira queremos transitar por esse admirável novo mundo de cauda longa?  Pense nisso. Mas anda rápido, nesse universo um segundo basta para estar obsoleto e ver tudo ruir.

1 comentário

Arquivado em Tecnologia

Uma resposta para “Mídias Sociais e a Imprensa

  1. Engraçadinha

    Pois é, eu tento mostrar o lado enciclopédia do google, já q ele aprendeu sozinho a pesquisar o restante. Bj.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s