Dor de cabeça para o consumidor

Alguém já atentou para a quantidade de fusões que tem surgido nos últimos tempos? É um tal de Itaú que compra Unibanco. Santander que compra Banco Real. Ponto Frio que se incorpora à Casas Bahia. Perdigão que janta Sadia. Pão de Açúcar que se funde ao que lhe passar pela frente…

Estou errada ou está se formando um grande monopólio, bem embaixo das nossas vistas e para variar, está todo mundo alheio a isso?

Quando fiz Economia na faculdade, me contaram que governo tem três órgãos importantes para proteger os consumidores desse vírus corporativo: Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Secretaria de Acompanhamento Econômico e Secretaria de Direito Econômico (SDE). Na teoria, me contaram que esses burocratas levam cinco anos para tomar decisões a respeito dessas uniões que, no final, sempre servem para lesar o povo. Mentiram para mim de novo, né?

Sim, porque se já não bastasse supermercados, bancos e eletroeletrônicos, as farmácias entraram nessa onda agora. Em apenas um mês, quatro grandes redes de drogarias decidiram unir suas forças e criar duplas varejistas: Droga Raia se uniu a Droga Sil. Drogaria São Paulo se uniu a Pacheco. E vamos embora… Porque o consumidor já está acostumado mesmo a essa dor de cabeça crônica de não ter a quem recorrer, para onde se virar.

Daqui pra frente os pobres coitados, como eu, vão ver reduzida sua liberdade de escolha e seu amplo direito à concorrência em um item fundamental: a saúde.

Vamos entender? Vou postar a definição da Wikipédia mesmo porque até criança aprende isso na pré escola:

Monopólio (do grego monos, um + polein, vender) é como se denomina uma situação de concorrência imperfeita, em que uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.

Pronto. Não precisa nem desenhar para deixar claro que fusão é sempre um bom negócio para as empresas, mas raramente é um bom negócio para os clientes. E essa matemática toda vai doer (e muito) no nosso bolso.

1 comentário

Arquivado em Política interna

Uma resposta para “Dor de cabeça para o consumidor

  1. Engraçadinha

    Tipo… Só notícia ruim?

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