Educação Financeira é preciso

Essa semana contei do problema que minha mãe passou junto ao Itaú (e aquele parcelamento indecente que eles chamaram de acordo.), para quem não lembra, mencionei que ela só teve um conta corrente em banco depois que o meu pai faleceu há dois anos. Essa realidade econômica para ela é muito recente e, para falar a verdade, a maioria absoluta desses novos clientes com o mesmo perfil que ela precisa de educação financeira ou reeducação econômica, como noções elementares sobre dívida, financiamento, poupança ou investimento – tudo o que gira em torno do bom e velho dinheiro em instituições financeira, porque essas, não estão pra brincadeira.

No caso da minha mãe, os descontos do valor mínimo, fizeram ela acreditar que pagando este valor e não voltando a gastar o cartão, a dívida acabaria. Pura inocência de quem entrou agora na jaula dos lobos famintos!


Enfim, depois desse episódio, meu amigo Alex Campos (comentarista de Economia da JBFM) me indicou a campanha “Você manda no seu bolso”. Uma iniciativa da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), que traz como carro-chefe um hotsite com temas sobre o uso do cartão; entre eles, planejamento financeiro, pagamento mínimo da fatura e empréstimo do crédito a terceiros.

Além disso, por lá está em construção um“simulador de despesas” que vai  ajudar o visitante a traçar suas metas, sempre com base em atitudes conscientes e responsáveis. Espero que entre logo no ar.

A campanha quer estimular decisões corretas de compra no cartão de crédito – que deve ser usado como instrumento de organização financeira, sem perdas e danos no orçamento doméstico.

Mesmo quem está acostumado a essas ferramentas da vida moderna deveria dar uma passada por lá. Sempre pode-se aparar arestas do orçamento. É ou não é?! E, para quem não conhece, como no caso da minha mãe, é uma ótima oportunidade para não cair mais no conto do vigário

Então, clique aqui para conhecer as dicas da Abecs.

Boa sorte!

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s