Bom para todos (?)

Já repararam no novo anúncio do Banco do Brasil?!

Pois é. A semana começou assim: Os bancos muito preocupados com o que é bom para os correntistas. A Caixa, embora ainda não tenha feito um videozinho humano também derrubou a tiros de canhão sua taxa de juros (coisa que, se não me engano, chega até 80 por cento). No rabicho da fileira veio o HSBC sendo o primeiro e único do setor privado a reduzir algumas taxas, em torno de 50 por cento.

Isso mostra que o governo estava certo ao imaginar uma queda de braço acirrada entre os bancos públicos e particulares quando plantou na imprensa um inimigo público perfeito: Os spreads bancários. Você sabe o que é?! Pois é. Nem você e nem ninguém  entende… Ninguém sabe exatamente o que é, exceto claro, os colunistas de Economia (amigos, amo vocês)

Então, anotem ai: Os “spreads papão” é a diferença entre o custo do dinheiro para os bancos e o custo do dinheiro para os clientes. A diferença, claro, é enorme a favor dos bancos; e, portanto, desleal com os clientes. Por isso, num lance ousado ou desesperado, o governo convenceu os bancos estatais a empurrarem seus juros ladeira abaixo.

As perguntas que não querem calar são: Até quando o BB e a Caixa vão suportar condições de crédito tão baratas?! Até quanto o governo, controlador dos bancos oficiais, está disposto a pagar por essa estratégia tão arriscada?!

É verdade que a ousadia pode nivelar por baixo os juros de todo o sistema bancário, o que seria muito bom para todo mundo.

Mas quantos de nós vivemos de crédito de financiamento?! Faz-se um na vida outro na morte, para comprar a casa própria que dura 15 anos para pagar? Um carro, talvez, que você fica 5 anos pagando… Se quisesse beneficiar pra valer os clientes, o governo reduziria também as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras.

O IOF, sim, é um fantasma permanente no nosso bolso porque incide sobre quase tudo o que se move dentro dos bancos ou entre os bancos. O governo não faz isso porque colocaram fermento IOF, em 2008, depois que o Congresso acabou com a CPMF. Essa tetinha ai não pode secar.

Em resumo, nisso tudo, a única coisa que é bonita mesmo neste anúncio é a beleza estonteante de Gianechinni, mesmo após ter sofrido todo aquele revés na vida.

3 Comentários

Arquivado em Política interna

3 Respostas para “Bom para todos (?)

  1. Tia Fê, adorei! Sua escrita é leve, fácil. Bjs

    • fefreitas

      Obrigada, Elaine! Leve eram os dias na Colônia de Férias. hehe. Amo! Mas, como tudo que é bom dura pouco… Bom reencontrá-la em meu blog 😉
      Beijo na pequena!

  2. Lygia Dutra

    Taí! Gostei da sua explicação. Foi clara dentro do possível, mas…como boa mineira desconfio de tudo: o quê o “governo” pretende c isso? Pegar p si os correntistas dos bancos particulares? Dar aqui e tirar ali a gente já viu q é. Mas quanto aos infames porem indispensáveis cartões de crédito? Vivo enrolada neles (até então os jrs eram de 13 p cento ou mais). Será q vão abaixar p todos? Perguntei se iam abaixar os juros do meu crédito pessoal, foram logo dizendo q não podia (está 2,80 p.c.) pq meu prazo era longo…Sei! Isso pq sou apenas uma pequena correntista q recebe sua mísera aposentadoria lá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s