A Zumbilândia é o Brasil

Então, minha irmã envia dois SEDEX, no mesmo dia (28/01), para o mesmo endereço:

O primeiro, EF633224197JP era um livro para minha mãe. Entrou na UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASIL no dia 04/02 e chegou a minha casa no dia 05/02. O segundo pacote EG222081151JP, que é bem mais atraente por ser um presente eletrônico do meu aniversário, também entrou na UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASIL, no MESMO DIA, mas não saiu.  Depois de algumas reclamações via email e telefone, o tal pacote reapareceu, está aguardando ser retirado na AC Hannibal Porto, no entanto, tenho que pagar R$118,00 para retirar a encomenda.

Em suma, minha irmã pagou os impostos de igual forma, pelos dois embrulhos. Um, que não tem tanto valor de mercado foi corretamente entregue em minha residência, o segundo, querem cobrar novos impostos ou seja lá o que isso representa, porque ninguém explica. Na minha modesta opinião, quando não somos furtados como da primeira vez, somos extorquidos: Pra eu não furtar, me pague resgate.

E, infelizmente, esse é só um dos desmandos.

Nós brasileiros não temos direito a Correios, como não temos a Educação, Saúde, Trabalho digno (porque ninguém fiscaliza as empresas  e os patrões vão excedendo a ordem exploratório capitalista), nem mesmo a moradia apesar dos absurdos impostos que pagamos.

Ninguém protesta de verdade, ninguém se junta para reclamar, para reivindicar, para exigir mudanças e soluções. Tudo vira piada ou desabafo nas redes sociais e para aí. Pior ainda, se você vai contra esse sistema absurdo e questiona de verdade, a quem é de direito, se faz o seu panelaço, embora seja uma panela sozinha, você é o “chato”, como se fosse obrigação sua engolir tudo o que te enfiam goela abaixo.

Cadê as autoridades eleitas para gerenciar essa baderna? Cadê os órgãos fiscalizatórios? Não ficam sabendo desses absurdos? Ou vem deles a ordem de roubar na mão grande o pobre? Esse povo não mora aqui? Não sabem o que fazer? Não são lesados nem um pouco com essa rotina? Nenhum familiar deles é atingido por nada disso? E você? Você acha que faz parte do seu carma aguentar tantos impostos sem nada de retorno? Ou não entende que isso está acontecendo embaixo do seu nariz?

Isto acontece há quantos anos? Desde que o Rio é Rio? É um problema crônico? E por isto será respeitado e jamais atacado ou resolvido? Há um total pelos problemas do dia a dia da cidade mesmo para os cidadãos. O que aconteceu comigo nos Correios de novo, pode acontecer com você neste ou em qualquer outro órgão. Não é só na atual administração. Tem sido assim há décadas. Há uma passividade desconcertante nos brasileiros em geral. Parece até que não é um problema nosso, que está acontecendo longe daqui.

A gente que tem tantos deveres, e que se não cumprir é punido, deveria também querer a dignidade de ser cidadão. Que orgulho é esse que só aparece em Copa? Orgulho de que, minha gente? Sentiria orgulho se não precisasse pagar escola para ver meu filho bem educado. Se não precisasse toda vez que chove encarar catástrofe na rua. Se o meu dinheiro desse para pagar as contas, sem eu ter que me sentir envelhecida, correndo atrás de complementos de renda, porque meu salário é deflacionado e ninguém vê. Teria orgulho se meu presente de aniversário que já foi pago lá no Japão tivesse sido entregue na minha residência sem ônus, como foi cobrado lá para ser. Mas não, eu tenho que comprar de volta o meu presente, sem sequer receber explicação do motivo para isso acontecer.

Mas eu me calo e escrevo no blog, porque se for para rua fazer o que tenho vontade serei a louca agitadora, que não entendo nada de ordem e progresso. Terra de meio mortos, meio vivos!!!

images

Deixe um comentário

Arquivado em Descaso

Deixe um comentário

