Cinema: Círculo de Fogo

Sala escura. Tela com seqüências de cenas entre amarelos (introspecção) e vermelhos (extravasos)  que resumem o estado de espírito dos personagens, tiros, porradas em larga escala, bombas de tamanhos fenomenais  e a certeza que há uma nostalgia no cineasta: Certamente esse cara cresceu na década de 80 com todos aqueles seriados japoneses.

Em certo momento do filme, o Gustavo dispara: “Ai, mãe, agora é a hora de chamar o Megazord”.  Quer dizer, a sensação não era só minha, mas também no meu filho gênio, nascido no ano 2000.

Pacific Rim

Como eu brincava de, Power Ranger (rosa), logo me identifiquei com a coreografia para entrar, acoplar e fazer Jaeger se mexer. Quase no final, então, quando aparece um botão dentro dele com um desenho de espada, que põe fim a todos os problemas da Terra… Uau! Eu poderia pilotar um daqueles bichões, sem dúvida nenhuma.

Enfim, não dá para ter muitas expectativas da história, embora o Guillermo Del Toro tente extrair algumas virtudes humanas de um cenário francamente pessimista, como por exemplo, a solidariedade em se adotar uma menininha órfã, no primeiro ataque de Kaiju e fazer dela uma heroína.  O estender de mão, desta que ainda não era a heroína, e que precisava de um empurrãozinho para se livrar do passado nesta batalha de contornos épicos… Fica até bonitinho esse lugar comum.

Mas quando a gosma azul (sangue azul) toma conta da tela, levando de volta a “Geleca” nojenta da década de 80, fica a certeza que o longa nada mais é que o encontro de Godzila com Optimus Prime. É embarcar nessa nostalgia e consumir rápido, como todas as produções deste nível.

Eu aproveitaria para fazer um álbum de figurinhas, com aqueles cromos que brilham no escuro. Nada mais retrô!

Vai uma pipoquinha?

Deixe um comentário

Arquivado em Entretenimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s